sábado, 6 de junho de 2015

Produção textual com histórias de ficção em Língua Portuguesa

 
 
O interesse pela leitura e pela escrita pode ser despertado no cotidiano da escola e, principalmente nas aulas de língua portuguesa. Foi com este objetivo que o professor Alvim inspirou alunos do sexto ano do ensino fundamental e escreverem histórias de ficção.

A técnica da livre expressão está associada à pedagogia Freinet em sua totalidade. O/a aluno/a pode expressar-se livremente para produzir os mais variados textos, deixando agir sua imaginação e aprendizado.

Enquanto na atividade de produção de diários os/as alunos/as relataram sobre suas próprias histórias, agora o momento é de inventá-las. O espírito criativo das crianças, junto a orientação constante do professor, resultou em belíssimos contos e histórias das mais diferentes modalidades.

É na livre expressão da escrita que acontece a tomada de consciência no processo de aprendizagem na escola e na vida de cada um dos estudantes.
 
Parabéns pela iniciativa do professor! Não é de se admirar que estes alunos/as em breve sejam os novos escritores brasileiros de literatura e ficção.
 
 







 
 
 
 
 

Um comentário: