sábado, 16 de maio de 2015

Projeto “Foguete” na escola Viegas é um sucesso entre os alunos e professores

A Escola Básica Municipal Fernando B. Viegas de Amorim, através de dos professores Mateus Schappo e Ana Monteiro, com apoio da diretora e professora, Karina Feijó, e de toda a equipe de educadores da escola, realizaram na tarde desta quinta-feira (14/05) a prova de lançamento de foguetes.

A atividade faz parte da XVIII Olimpíada Nacional de Astronomia e Astronáutica.
A prova de lançamento de foguetes é dividida em categorias, sendo que foram lançados mais de 60 foguetes durante o evento.


Os alunos puderam experimentar diversas formas de ignição, sendo os mais utilizados a pressão do ar e da água, a reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio.
Dando seguimento a Olimpíada, nesta sexta-feira (15/05) os alunos responderão a prova escrita e concorrendo nacionalmente como a segunda prova da olimpíada.

Durante o bimestre, a escola desenvolveu diversas atividades pedagógicas, de forma interdisciplinar, contemplando os conceitos relacionados a astronomia e astronáutica, nas disciplinas de geografia, ciências, matemática, artes, educação física, português e inglês, nas turmas de 1º ao 9º ano, do ensino fundamental, respeitando as especificidades de cada faixa etária. Como resultado deste projeto, as turmas apresentaram seus trabalhos na mostra, dentre eles: maquetes de foguetes e do sistema solar e painéis dos elementos ligados ao tema.

A importância para os alunos trabalharem sobre temas como fenômenos físicos, fenômenos naturais, movimento dos corpos celestes, sistema métrico, grandezas, elementos químicos, cinética, matemática, dentre outros conhecimentos, apresentando-os de forma lúdica e concreta, de modo cooperativo e relacionado com o seu cotidiano, somente auxilia a construção de uma visão de mundo e cidadania, que é o papel fundamental da escola.

O prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger, juntamente com a secretária de Educação, Márcia Rodrigues de Azevedo, prestigiaram os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, em parceria com os professores e ficaram agraciados pela dedicação e empenho de todos.

Na oportunidade, o prefeito Ramon aproveitou para cobrar da empresa responsável pela cobertura da quadra esportiva o aceleramento da obra que irá beneficiar os alunos, podendo usar a quadra principalmente em dias chuvosos.

Artigo escrito por Ana Monteiro (orientadora) e Mateus Schappo (professor) do EBM Fernando B. Viegas de Amorim e publicado em http://www.bigua.sc.gov.br/projeto-foguete-na-escola-viegas-e-um-sucesso-entre-os-alunos-e-professores/

Nenhum comentário:

Postar um comentário