quinta-feira, 16 de abril de 2015

A prática da leitura e escrita com a confecção de diários: técnica da pedagogia Freinet para a Língua Portuguesa

Existem diferentes maneiras de despertar o interesse pela leitura e pela escrita, uma delas é a escrita de Diários já que partem do próprio cotidiano do aluno(a). Esta técnica está associada à pedagogia Freinet denominada Livro da Vida e que propõe a livre expressão escrita.
 

 No diário, ou livro da vida os alunos(as) ao relatarem experiências do dia a dia, expressam suas memórias e retratam diferentes formas de perceber as aulas e a própria vida. Trata-se de um instrumento de expressão da escrita que possibilita o estudante a reter ideias, relatar acontecimentos, filmes, histórias, praticam o poder de síntese, além de consolidar a ligação do âmbito escolar e a vida social fora da escola.
 
 
Nesta perspectiva, o professor Alvim de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental do EBM Fernando B. Viegas de Amorim elaborou com seus alunos a atividade dos Diários. Segundo o professor, a atividade foi feita em sala de aula e os alunos usaram bastante criatividade para a confecção dos diários. Alguns se despiram do anonimato e da vergonha, contando episódios bem particulares de suas vidas, traduzindo seus sentimentos em uma educação prazerosa e criativa, características que devem ser inerentes ao ambiente escolar. Assim, durante todo o processo de elaboração dos diários, nos diálogos, nas trocas, nas pesquisas e no incentivo à expressão livre e à criatividade, constatamos que efetivamente acontece a tomada de consciência tão importante no processo de aprendizagem na escola e na vida.
 
 
 
Como resultado da produção, os diários forneceram elementos ao professor para planejamento de ações e mediações pontuais que vão desde ortografia até autoestima dos discentes. É o ensino e a aprendizagem composto de racionalidade e afetividade na formação da cidadania e no estímulo às práticas de leitura e escrita.

Parabéns ao professor pela iniciativa!
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário