quarta-feira, 15 de abril de 2015

A MATEMÁTICA NA PRÁTICA: Os polígonos e a construção civil

A MATEMÁTICA NA PRÁTICA:
OS POLÍGONOS E A CONSTRUÇÃO CIVIL
 
Com a proximidade das Olimpíadas de Matemática (OBEMEP-2015) as aulas de matemática da EBM Fernando B. Viegas de Amorim ganham movimento com a dupla de professores Lídia e Sandro. A atividade associou a teoria desta ciência às práticas aplicadas no dia a dia da construção civil.



 
Ao trabalhar os polígonos, Lídia, professora de matemática dos anos finais do ensino fundamental utiliza palitos de picolé e tachinhas para elaboração de diferentes formas geométricas. As aulas ganharam a parceria do professor Sandro, conhecedor do trabalho na construção civil. É aí que o ensino de matemática sai da sala de aula para transitar pelos corredores da escola na aplicação prática do conteúdo, complementando os saberes da disciplina e demonstrando aos alunos as medições dos ângulos e dos polígonos na construção civil.

Os alunos se envolveram fisicamente nas atividades, ao testar estas medidas nas escadas, paredes, colunas além de confeccionar seus próprios polígonos e se prepararem melhor para as Olimpíadas de Matemática (OBEMEP-2015). A ideia de levar elementos práticos aplicáveis ao cotidiano e às possibilidades de profissões despertam interesse dos alunos e elevam o interesse pelo conhecimento, estabelecendo assim uma relação reforçada de ensino e de aprendizagem.
 
Parabéns pela iniciativa dos professores!
 
Texto elaborado por Lídia Vieira e Erica Gonçalves
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário